Ler os números
A
seguir, um exemplo de atividade que lhe
permitirá observar os conhecimentos e desempenho de seu aluno quanto à
representação e leitura dos números.
Recorte os
números da cartela mostarda.
Peça a seu
aluno que diga os números que conhece,
Apresente a
ele os cartões numerados de 1 a 20, fora de ordem (espalhe sobre a mesa).
A seguir,
convide-o a pegar um cartão correspondente a cada número conhecido por ele.
Objetivos:
·
O
aluno sabe ler os números nesse domínio numérico;
·
A
criança conta os cartões corretamente;
·
O
aluno faz tentativas de procurar os cartões na ordem, apoiando-se eventualmente
na recitação da sequencia numérica;
·
A
criança faz tentativa de compor uma figura tipo mosaica com os cartões;
·
Ela
confunde o registro dos números;
·
Como
o aluno enuncia os números com dois algarismos (por exemplo: “um-cinco” para o
quinze)
Depois que o aluno consolidar esta
primeira etapa, criamos a atividade a cima “Trilha dos números” para que a criança avance em relação ao:
·
Conhecimento
de escritas numéricas e sequências;
·
À
familiarização com os nomes das dezenas.
A trilha é para trabalhar por comparação, pega os números das fichas mostarda e vai colando na trilha.
Como trabalho com alunos com NEE no Atendimento Educacional Especializado, achei melhor colar uma cópia da trilha para que o aluno faça a comparação.
A trilha é para trabalhar por comparação, pega os números das fichas mostarda e vai colando na trilha.
Como trabalho com alunos com NEE no Atendimento Educacional Especializado, achei melhor colar uma cópia da trilha para que o aluno faça a comparação.
Referencias:
MINISTÉRIO, da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação. Diretoria de Programas Especiais. Fundo de Fortalecimento da Escola –
FUNDESCOLA. Numero natural: conceito e
representação. Brasília: 2006 (Matemática TP2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário