sexta-feira, 6 de março de 2015

Número natural: conceito e representação






Ler os números

A seguir,  um exemplo de atividade que lhe permitirá observar os conhecimentos e desempenho de seu aluno quanto à representação e leitura dos números.
Recorte os números da cartela mostarda.
Peça a seu aluno que diga os números que conhece,
Apresente a ele os cartões numerados de 1 a 20, fora de ordem (espalhe sobre a mesa).
A seguir, convide-o a pegar um cartão correspondente a cada número conhecido por ele.


Objetivos:
·         O aluno sabe ler os números nesse domínio numérico;
·         A criança conta os cartões corretamente;
·         O aluno faz tentativas de procurar os cartões na ordem, apoiando-se eventualmente na recitação da sequencia numérica;
·         A criança faz tentativa de compor uma figura tipo mosaica com os cartões;
·         Ela confunde o registro dos números;
·         Como o aluno enuncia os números com dois algarismos (por exemplo: “um-cinco” para o quinze)

Depois que o aluno consolidar esta primeira etapa, criamos a atividade a cima  “Trilha dos números”  para que a criança avance em relação ao:
·         Conhecimento de escritas numéricas e sequências;
·         À familiarização com os nomes das dezenas.

A trilha é para trabalhar por comparação, pega os números das fichas mostarda e vai colando na trilha.
Como trabalho com alunos com NEE no Atendimento Educacional Especializado, achei melhor colar uma cópia da trilha para que o aluno faça a comparação.

Referencias:
MINISTÉRIO, da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Diretoria de Programas Especiais. Fundo de Fortalecimento da Escola – FUNDESCOLA. Numero natural: conceito e representação. Brasília: 2006 (Matemática TP2)