Brincando com a tabuada com
a tabuada
Orientações pedagógicas
Na nossa escola utilizamos diferentes meios e materiais para ensinar as quatro operações atemática (Somar, Diminuir, Multiplicar e Dividir). Mas, antes avaliamos o aluno para averiguar se já sabe o conceito de número e o significado das quatro operações. Também recorremos à antiga tabuada para que o aluno não perca tempo fazendo cálculos com material concreto ou outras formas para resolver um problema.
Na nossa escola utilizamos diferentes meios e materiais para ensinar as quatro operações atemática (Somar, Diminuir, Multiplicar e Dividir). Mas, antes avaliamos o aluno para averiguar se já sabe o conceito de número e o significado das quatro operações. Também recorremos à antiga tabuada para que o aluno não perca tempo fazendo cálculos com material concreto ou outras formas para resolver um problema.
Brincando com a tabuada é uma das formas
que estamos utilizando no atendimento educacional especializado (AEE) e na sala
de aula comum, nos anos iniciais do ensino fundamental.
O Exemplo a baixo
apresenta a tabuada de adição do dez com as parcelas e resultado na horizontal
(5 + 10 = 15).
Trata-se de uma
faixa numerada de um a dez e do meio para frente os resultados da tabuada de
dez, iniciando do menor para o maior. O sinal de +, número dez e o sinal de
igual são fixos no quadro central da base estampada. Puxando-se a tira e
parando em um número no primeiro quadro vasado, adiciona-se ao valor do quadro
fixo, e no outro quadro vasado aparece o resultado da operação. Este modelo de
tabuada, da para fazer as quatro operações. Usa se para brincar: um aluno
perguntando para o outro, para fazer correções de atividades ou até mesmo para
decorar a tabuada.
Boa diversão!
Maria de Jesus Lima
Rodrigues
Vi uma foto deste
trabalho na internet, mas, quando resolvi fazer, não encontrei mais. Portanto,
não conheço o autor da ideia inicial.
Referencias
Centurión, Marilia.
Porta Aberta matemática. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2005, - (Coleção porta aberta: matemática)
Nenhum comentário:
Postar um comentário