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domingo, 9 de setembro de 2018

Brincando com a tabuada

Brincando com a tabuada com a tabuada
Orientações pedagógicas
Na nossa escola utilizamos diferentes meios e materiais para ensinar as quatro operações atemática (Somar, Diminuir, Multiplicar e Dividir). Mas, antes avaliamos o aluno para averiguar se já sabe o conceito de número e o significado das quatro operações. Também recorremos à antiga tabuada para que o aluno não perca tempo fazendo cálculos com material concreto ou outras formas para resolver um problema. 
Brincando com a tabuada é uma das formas que estamos utilizando no atendimento educacional especializado (AEE) e na sala de aula comum, nos anos iniciais do ensino fundamental.
O Exemplo a baixo apresenta a tabuada de adição do dez com as parcelas e resultado na horizontal (5 + 10 = 15).


Trata-se de uma faixa numerada de um a dez e do meio para frente os resultados da tabuada de dez, iniciando do menor para o maior. O sinal de +, número dez e o sinal de igual são fixos no quadro central da base estampada. Puxando-se a tira e parando em um número no primeiro quadro vasado, adiciona-se ao valor do quadro fixo, e no outro quadro vasado aparece o resultado da operação. Este modelo de tabuada, da para fazer as quatro operações. Usa se para brincar: um aluno perguntando para o outro, para fazer correções de atividades ou até mesmo para decorar a tabuada.
Boa diversão!
Maria de Jesus Lima Rodrigues
Vi uma foto deste trabalho na internet, mas, quando resolvi fazer, não encontrei mais. Portanto, não conheço o autor da ideia inicial.
Referencias

Centurión, Marilia. Porta Aberta matemática. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2005,  - (Coleção porta aberta: matemática)



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