Atendimento Educacional Especializado – AEE
Surdocegueira e Deficiência Múltipla
Maria de Jesus Lima Rodrigues
Atividade 2. 2ª Semana
Este folheto
tem como objetivo apresentar o conceito de SURDOCEGUEIRA e Deficiência
Múltipla - DMU. Bem como, relacionar entre as duas, quais são as semelhanças
nas estratégias de comunicação.
NECESSIDADES
BÁSICAS DE ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA OU COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
·
Desenvolver o esquema corporal, para que possa se auto perceber e perceber o mundo
exterior;
·
Buscar a verticalidade, o equilíbrio postural, a articulação e a
harmonização de seus movimentos;
·
Desenvolver a autonomia em deslocamentos e movimentos;
·
Desenvolver o aperfeiçoamento das coordenações viso motora, motora
global e fina
·
Desenvolver a força muscular.
Segundo
Bosco, Mesquita e Maia, (2010, p.11):[1]
A pessoa com
surdocegueira e com deficiência múltipla, que não apresentam graves problemas
motores, precisam aprender a usar as duas mãos. Isso para servir como tentativa
de minorar as eventuais estereotipias motoras e pela necessidade do uso de
ambas para o desenvolvimento de sistema estruturado de comunicação.
ESTRATÉGIAS
QUE SÃO UTILIZADAS PARA AQUISIÇÃO DA COMUNICAÇÃO
As interações de comunicação para as
pessoas com surdocegueira e/ou deficiência múltipla, devem respeitar a individualidade
de cada pessoa. De acordo com Maia (2010, p.4), “divide-se a comunicação em Receptiva
e Expressiva.” A figura abaixo
apresenta algumas formas de comunicação expressiva.
Figura 1. Maia, (2011, p.4)
Na figura dois, Maia, (2011), exemplificou formas de
comunicação receptivas e expressivas. Que
segundo ele, “são utilizadas nos programas de crianças com surdocegueira e com
deficiência múltipla”.
Figura 2. Maia, 2011.
O contato com o meio, reações
interações e comunicação das pessoas com surdocegueira ou deficiência múltipla,
são os meios para ampliar o conhecimento de mundo. Portanto, é necessário que o
mediador fique atento. Segundo, Bosco, Mesquita e Maia, “para assim compreender
melhor o que o aluno tem a intenção de comunicar e responder”.
Referencias:
MAIA,
Shirley Rodrigues, Aspectos Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla. Texto em PDF, retirado do site:
Acessado em: 13 de abril de 2014.
BOSCO, Ismênia Carolina
Mota Gomes; MESQUITA, Sandra Regina S. Higino; MAIA, Shirley Rodrigues. A
Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: surdocegueira e
deficiência múltipla. Brasília: Ministério da Educação. UFC-MEC.2010. V. 5.
(COLEÇÃO a Educação Especial na Perspectiva da Inclusiva Escolar).
[1] BOSCO,
Ismênia Carolina Mota Gomes; MESQUITA, Sandra Regina S. Higino; MAIA, Shirley Rodrigues.
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: surdocegueira e
deficiência múltipla. Brasília: Ministério da Educação. UFC-MEC.2010. V. 5.
(COLEÇÃO a Educação Especial na Perspectiva da Inclusiva Escolar).
Obrigada por dividir esse conhecimento, assim podemos colaborar com os indivíduos que necessitam de ajuda e principalmente apoio. ��
ResponderExcluirObrigada!
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