Torre de Hanói
Maria de Jesus Lima Rodrigues
Figura 1. Torre de Hanói |
Jogo pedagógico que poderá favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem de aluno com deficiência intelectual
e os demais alunos da sala de aula comum. Situação lúdica para a resolução de problemas.
1.
Descrição
Segundo o professor Cardy: A Torre de Hanói é um quebra-cabeça que consiste em uma
base contendo três pinos, onde em um deles, são dispostos sete discos uns sobre
os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema
consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um
dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de
outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o
mais simples contém apenas três.
2.
Objetivos
·
Construir o desenvolvimento da memória;
·
Desenvolver o raciocínio lógico;
·
Aprimorar a coordenação motora fina.
3. Sugestão de intervenção do professor de
AEE
Além de exemplificar o objetivo do jogo, valorizar a criatividade do aluno, a partir do momento
que a procura pela solução é desenvolvida de forma livre.
A oportunidade também pode ser
aproveitada para: trabalhar contagem, ordem crescente e decrescente.
Para melhor exemplificar, desenhamos no Paint os possíveis movimentos na utilização de três discos.
Referencias
FIGUEIREDO, R. V; POULIN, J.
Aspectos funcionais do desenvolvimento cognitivo de criança com defici~encia
mental e metodologia de pesquisa. In: Silvia Helena Vieira Cruz. (Org.0. A
criança fala: a escola de crianças em pesquisa. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2008. V.
1, p. 245-263.
Acessado: em 20 de setembro de 2013.
NOÉ, Marcos.Canal do educador. Site:
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/torre-hanoi.htm Acessado
em 21 de setembro de 2013
Maria de Jesus está muito interessante a sua sugestão de jogos para alunos com DI,criativo e que realmente vem desenvolver a coordenação motora fina a memória e o raciocínio lógico.
ResponderExcluirola Maria de Jesus, boa dica a torre de Hanoi é um jogo que estimula bastante a concentração memória
ResponderExcluirInteressante cara colega.Sua explicação ficou muito boa.O que se percebe é que esse material pode ser usado também nas salas regulares com aqueles que tem mais dificuldade.
ResponderExcluir]
ResponderExcluirCOLEGA, Piaget diz que “quase todos os esquemas sensório motor dão lugar a um exercício lúdico” Durante o desenvolvimento do jogo, as ações são acompanhadas de sentimento de exaltação e tensão, seguidas por um estado de alegria como forma de assimilação da realidade.