Seguidores

sábado, 26 de janeiro de 2013

Pontos para criar unidades nos relacionamentos



Pontos para criar unidade nos  relacionamentos, segundo Kumaris. São valores importantes para vivenciarmos na vida:


  1. Ver e procurar entrar em contato somente com as qualidades das pessoas com as quais estamos convivendo. Evite criar, mesmo mentalmente, os atos dos outros. Nosso papel não é julgar, mas ajudar na transformação.
[...]
6. Pensar sempre que todas as situações são oportunidades para cooperar com todos. Nunca ter expectativa de receber amor, respeito e cooperação. O eu é aquele que doa. Isto ajuda a terminar com o ego.
7. Evitar a possessividade com as pessoas ou objetos. Todas as relações são temporárias, já que nosso corpo é temporário. Achar-se dono de algo é uma grande ilusão.
8. Jamais deveríamos separar amor de lei. Sem amor a lei não é compreendida, nem aceita. E sem lei, o amor não é benéfico.
9. Ver sempre a intenção do outro e não a ação. Isto é possuir um coração benevolente.
10. Nossa tarefa é nos transformar e não transformar os outros. Voltar a visão sempre para a sua própria melhoria é sinal de maturidade. Não pensar demais sobre ninguém. Porque pensar no outro significa absorvê-lo dentro de si.
Brahma Kumaris

--------------
"Aceitar e respeitar a diferença é uma dessas virtudes sem o que a escuta não se pode dar. Se discrimino o menino ou a menina pobre, a menina ou o menino negro, o menino índio, a menina rica; se discimino a mulher, a camponesa, a operária, não posso evidentemente escutá-las e se não as escuto, não posso falar com elas, de cima para baixo. Sobretudo, me proíbo entendê-las. Se me sinto superior ao diferente, não importa quem seja, recuso-me escutá-lo ou escutá-la. O diferente não é o outro a merecer respeito é um isto ou aquilo,destratável ou despresivel." (Freire, 1920)

Freire, Paulo, 1920. Pedagogia da autonomia: saberes necessário à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário