Atividade de leitura e produção de texto
- Observe com atenção a historia em quadrinhos.
- Observe cuidadosamente o primeiro quadro e as explicações dadas para os traços do desenho.
| a) O que indicam as expressões dos rostos da Mônica e do Cebolinha?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- |
b) Por que o Cebolinha está alegre?
---------------------------------------------------------------------------------------------
c) O que indicam a expressão, e gesto da Mônica?
---------------------------------------------------------------------------------------------
d) Escreva o que leu no primeiro e no último quadrinho.- ---------------------------------------------------------------------------------------
- ---------------------------------------------------------------------------------------
- ---------------------------------------------------------------------------------------
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
PRODUÇÃO DE TEXTO
As especificidades da história em quadrinhos:
A conjunção entre imagem e texto verbal
Plano de Aula
Objetivo a ser alcançado
- Identificar os elementos constitutivos da história em quadrinhos.
Observação:
Atividade de leitura e produção de texto, foi planejada com fins pedagógicos para a turma do segundo ano das séries iniciais. Retiramos a tirinha do site da Mônica de Maurício de Sousa.
INTRODUÇÃO:
DIALOGANDO COM A TURMA
a) O que você sabe sobre estes personagens?
b) Que lugar acontece essa história?
c) Localize o nome do autor.
d) Observe as molduras dos quadros e, principalmente, a falta da moldura da penúltima sena.
e) Fazer observação sobre a fala do Cebolinha (troca do R/L).
f) Observe cuidadosamente o primeiro quadro e as explicações dadas para os traços do desenho.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário