O
papel do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Maria de Jesus Lima Rodrigues
O
professor do AEE atual, não ensina aos
alunos com deficiência os conteúdos escolares, sua função é, observar a
realidade do aluno, identificar problemas e criar possibilidades adequadas à
superação das barreiras que impede-o, de se desenvolver plenamente na escola e
fora dela. Articular parcerias com outros profissionais de áreas afins;
elaborar plano de ação de AEE, propor serviços e recursos de acessibilidade ao
conhecimento. Também é seu papel, produzir materiais de apoio ao processo de ensino
aprendizagem, tais como: transcrever, adaptar, confeccionar,
ampliar, gravar, de acordo com as necessidades dos alunos. Acompanhar o uso dos materiais na sala de
aula do ensino regular verificar
a funcionalidade e aplicabilidade, os
efeitos, possibilidades, limites, e distorções do uso na sala de aula, na
escola e na casa do aluno. Orientar
professores do ensino regular e familiares do aluno à utilizar materiais e recursos. Promover
formação continuada, para os professores do ensino comum e para a
comunidade escolar em geral.
Na
Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) o
professor de AEE oferece Tecnologia Assistiva (TA). Adéqua, e produz materiais didáticos e pedagógicos,
tendo em vista as necessidades específicas dos alunos, e ministra o ensino de: Sistema Braille na máquina de escrever,
Informática acessível, Treinamento de recurso óptico, Comunicação alternativa, Língua
Portuguesa escrita para pessoas com surdez.
O estudo de caso é
fundamental para o desenvolvimento do trabalho do professor do AEE. O professor
do AEE inicia este trabalho pela proposição
do caso. Onde se faz uma pesquisa tendo como principal objetivo orientar-se
para melhor atender o aluno. Primeiramente faz-se a coleta de dados sobre o
aluno: idade, série, escolaridade, tipo de deficiência. A partir daí, inicia-se
a coleta de dados sobre o gosto e preferencias do aluno e como ele se comporta
no ambiente escolar. Na próxima etapa, coleta-se informações sobre a escola e a
família do aluno. O professor do AEE deverá conhecer e descrever o contexto
educacional ao qual o aluno esta inserido, dificuldades habilidades, para só então
dar início ao Estudo de caso.
O Estudo de casa é
dividido em 4 etapas: Proposição do caso; Análise e classificação do problema;
Estudo e identificação do problema; Solução do problema. Depois de toda esta pesquisa
o professor do AEE tem preparo para contribuir
para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno atendido na SRM, e propor ações
em parceria com o professor de sala de aula. Plano bem elaborado e acompanhado,
periodicamente para averiguação dos resultados alcançados, e adequações
necessárias, certamente contribuirá para a aprendizagem e desenvolvimento do
aluno.