terça-feira, 12 de abril de 2011

Os níveis de Desempenho na Provinha Brasil (Resumidos pela professora)

NÍVEIS.
NÍVEL DE DESEMPENHO 1: O ALUNO(A) ESTÁ EM UM ESTÁGIO MUITO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DA ESCRITA. RECONHECE ALGUMAS LETRAS DO ALFABETO E JÁ DISTINGUE AS LETRAS DE OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
NÍVEL DE DESEMPENHO 2: O(A) ALUNO(A) JÁ ASSOCIA ADEQUADAMENTE LETRA E SOM, RECONHECE O ALFABETO, APRESENTA DIFICULDADES NA LEITURA DE PALAVRAS SIMPLES; IDENTIFICA PALAVRAS COMO UNIDADES GRÁFICA NUM TEXTO; COMPREENDE O VALOR DA ORDEM ALFABÉTICA.

NÍVEL DE DESEMPENHO 3: O(A) ALUNO(A) IDENTIFICA PALAVRAS ESCRITA COM VÁRIOS TIPOS DE LETRAS; LÊ PALAVRAS COMPOSTA POR SÍLABAS CANÔNICAS; LOCALIZA INFORMAÇÕES EM TEXTOS SIMPLES; IDENTIFICA NÚMEROS DE SÍLABAS DE PALAVRAS; IDENTIFICA FINALIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS.
NÍVEL  DE DESEMPENHO 4:NESTE NÍVEL, O(A) ALUNO LÊ TEXTOS SIMPLES É CAPAZ DE INTERPRETÁ-LOS, LOCALIZANDO INFORMAÇÕES, REALIZANDO INFERÊNCIAS E RECONHECENDO O ASSUNTO OU A FINALIDADE A PARTIR DA LEITURA AUTONOMA DESSES TEXTOS.

NÍVEL DE DESEMPENHO 5: O(A) ALUNO(A) APRESENTA UM EXCELENTE DESEMPENHO, ESTÁ ALFABETIZADO(A), JÁ AVANÇOU EXPRESSIVAMENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO INICIAL.

Os níveis de Desempenho citados, foram retirados do Caderno Provinha Brasil: passo a passo. Segundo semestre - 2008  e resumidos.

Maria de Jesus.