sexta-feira, 30 de julho de 2010

Plano de Aula: leitura e interpretação 1° Ano

Plano de aula:
Ler, escrever e ilustrar parlendas

1. Série: 1º Ano do Ensino Fundamental Inicial
2. Tempo estimado: três meses
3. Disciplina: Língua Portuguesa: alfabetização, Artes
4. Professor: Maria de Jesus Lima Rodrigues
5. Conteúdo: Leitura, escrita, comunicação oral, ilustração.
6. Objetivos
• Realizar antecipações e interpretações durante a leitura;
• Ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura;
• Desenvolver habilidades de expressão escrita e oral;
• Desenvolver a atitude de colaboração.
7. Questões a serem trabalhadas com os alunos para provocar reflexão sobre o conteúdo.
• O que é parlenda?
8. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Levantamento sobre quais são as parlendas conhecidas dos alunos.

1ª Etapa:
Para iniciar o trabalho é importante saber quais parlendas os alunos conhecem e comentar que muitas parlendas são conhecidas também como canções. Em seguida, fazer a apresentação dos vídeos:

A Velha a Fiar.

http://www.youtube.com/watch?v=nCPAlQiNQVg&list=QL

Cultura Brasileira: Parlendas, cantigas e trava-língua (parte1)
http://www.youtube.com/watch?v=CSwQ1z_uewI&feature=related

Cultura Brasileira: Parlendas, cantigas e trava-língua (parte2)
http://www.youtube.com/watch?v=JWexCu1WDMk

2ª Etapa: (dois meses)
Trabalhar durante todos os dias leitura de parlendas feita pelo professore e leitura acompanhando o professor , copia do quadro e ilustração das parlendas. Usar o livro “O Jogo da Parlenda” de Heloisa de Spacca. No final de cada aula escolher uma das ilustrações para produção de um livrinho.
3ª: Etapa:
CD de parlendas...
As parlendas trabalhadas irão compor um livro acompanhado de CD de áudio, com as duplas apresentando-as. Organizar com os alunos as etapas do livro:: capa, dados de autoria, sumário...
4ª Etapa:
Coletivamente escolher o que irão colocar na capa, rever os vídeos do início com as parlendas e produzir ilustração, etc. Para gravar o CD utilizar microfone e os computadores do laboratório de informática da escola com a ajudo do professor do LABIN.
Segundo, Eliane Candida Pereira “É muito simples:
1. Plugar um microfone no PC.
2. Abrir o gravador, apontando para Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Entretenimento > Gravador de Som: “

Retirado do site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=727

BIBLIOGRAVIA:

Revista Nova Escola. Educação Infantil: comunicação oral – pré-escola. Brincando de falar. Nº 223 de junho/julho de 2009.p.84 e 85

Portal do Professor, Sugestão de aula. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=727

Peitro, Heloisa. Jogo da parlenda- São Paulo: Companhia das letrinhas,2005. P.47.