sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Classicos infantis: O Pequeno Polegar

Pequeno Polegar

      O PEQUENO POLEGAR TINHA SEIS IRMÃOS.
ERAM MUITOS POBRES, NÃO TINHAM DINHEIRO PRA NADA, ATÉ PASSAVAM FOME. DEESPERADOS,  O PAI  DELES RESOLVEU ABANDONÁ-LOS NA FLORESTA.

        SÓ QUE O PEQUENO POLEGAR, INTELIGENTE E ESPERTO, OUVIRA OS PLANOS DO PAI, JUNTOU PEDRINHAS PARA JOGAR AO LONGO DA CAMINHADA. ASSIM SABERIA COMO VOLTAR PARA CASA.
       TEMPOS DEPOIS, O PAI NOVAMENTE OS ABANDONA. PERDOS E JÁ MUITO CANSADOS, ELES ENCONTRAM UMA CASA BEM O MEIO DA FLORESTA. SEM SABER, ESTAVAM BATENDO NA PORTA DA CASA DO GIGANTE PAPÃO.

      QUEM ATENDEU AS CRIANÇAS FOI A MULHER DA FERA QUE, MUITO PREOCUPADA, TRATOU DE ESCONDÊ-LAS RAPIDAMENTE. MAS, ASSIM QUE CHEGOU, O GIGANTE PAPÃO, PELO CHEIRO, AS ESCONTROU.

      FAMINTO, O GIGANTE LOGO QUIS DEVORÁ-LOS PORÉM, SUA MULER O CONVENCEU DE QUE PREPARARIA, PARA O DIA SEGUINTE, UMA SUCULENTA RECEITA: CRIANÇAS REFOGADAS NA CEBOLA COM BATATAS E MUITAS AZEITONAS.

      APÓS A IMENSA JANTA, REGADA A VÁRIAS GARRAFAS DE VINHO, O MONSTRO ADORMECEU. SUA MULHER, SILENCIOSAMENTE, LIBERTA AS CRIANÇAS. E, ANTES DE PARTIREM, ELA LHES DÁ UMA FORTUNA EM MOEDAS E BARRAS DE OURO. TUDO AQUILO ERA FRUTOS DE ROBOS E MALDADES DO MARIDO. ASSIM, ELA LHE DARIA UMA BOA LIÇÃO.

      NA MANHÃ SEGUINTE, A FERA ACORDOU COM MUITA FOME. NÃO SENTINDO O CHEIRO DA COMIDA QUE SUA MULHER HAVIA PROMEIDO, BERROU: 
      _ MULHER CADÊ A COMIDA? 
      QUANDO SOUBE DO QUE ACONTECEU, FOCOU FURIOSO. CALÇOU SUAS BOTAS DE SETE-LÉGUAS E SAIU CORRENDO ATRÁS DAS CRIANÇAS.

      APÓS ALGUM TEMPO, JÁ QUASE ALCANÇANDO AS CRIANÇAS, O GIGANTE PAPÃO DÁ UMA PARADINHA PRANDESCNASAR E DORMECE. O PEQUENO POLEGAR, ALÉM DE ESPERTO, É MUITO CORAJOSO. COM CAUTELA, APROXIMA-SE DA FERA E ROUBA-LHE AS BOTAS.

      AO ACORDAR O MONSTRO SE DÁ CONTA DO OCORRIDO E, EMBORA FURIOSO, DESISTE DA PERSEGUIÇÃO, POIS EM AS BOTAS DE SETE-LÉGUAS JAMAIS ALCANÇARIA OS FEDEHOS. ASSIM, GRAÇAS À GENEROSIDADE DA MULHER DO GIGANTE, E O PEQUENO POLEGAR E SUA FAMÍLIA NUNCA MAIS PASSARAM POR DIFICULDADES E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE.

       E, O GIGANTE PAPÃO, PARA ESFRIAR A CABEÇA, MERGULHOU NO LAGO PERTO DE SUA CASA.

Pequeno Polegar: Clássicos infantis Coleção Vivacor.Escola Educacional. nº 7.