Seguidores

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Torre de Hanói: desenvolvimento e aprendizagem

Torre de Hanói


Maria de Jesus Lima Rodrigues
Figura 1. Torre de Hanói



Jogo pedagógico que poderá favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem de aluno com deficiência intelectual e os demais alunos da sala de aula comum. Situação lúdica para a resolução de problemas.
1.   Descrição
Segundo o professor Cardy: A Torre de Hanói é um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, onde em um deles, são dispostos sete discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.

2.   Objetivos
·         Construir o desenvolvimento da memória;
·         Desenvolver o raciocínio lógico;
·         Aprimorar a coordenação motora fina.
3.   Sugestão de intervenção do professor de AEE
Além de exemplificar o objetivo do jogo, valorizar a criatividade do aluno, a partir do momento que a procura pela solução é desenvolvida de forma livre.
A oportunidade também pode ser aproveitada para: trabalhar contagem, ordem crescente e decrescente.
Para melhor exemplificar, desenhamos no Paint os possíveis movimentos na utilização de três discos.








Referencias
FIGUEIREDO, R. V; POULIN, J. Aspectos funcionais do desenvolvimento cognitivo de criança com defici~encia mental e metodologia de pesquisa. In: Silvia Helena Vieira Cruz. (Org.0. A criança fala: a escola de crianças em pesquisa. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2008. V. 1, p. 245-263.

Acessado: em 20 de setembro de 2013.

NOÉ, Marcos.Canal do educador. Site: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/torre-hanoi.htm  Acessado em 21 de setembro de 2013