quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Marcando o tempo em horas e minutos


Marcando o tempo em horas e minutos

Sugestão de atividade: medida de tempo

Relógio tipo tradicional com ponteiros móveis, relógio numerado marcando,
horas e os minutos. Uma estratégia para facilitar o aprendizado dos alunos com DI.
Modelo em papelão, pintado com cola colorida e numerado de cinco em cinco para facilitar a contagem dos minutos. O relógio central foi retirado do encarte pedagógico do livro Eu gosto material de apoio (coleção Novo Eu gosto  integrado – 1º ano). Também foi necessário para prender os ponteiros um parafuso curto e uma porca.

Na oportunidade, pesquise se os alunos sabem qual é o total de horas do dia. Aproveite esse momento, para explicar por que o mostrador do relógio só mostra 12 dessas 24 horas. Incentive as crianças a prestarem atenção às pessoas e aos locutores de rádio  e TV, quando se referem ao horário do dia: alguns anunciam, por exemplo, “15 horas”, enquanto outros dizem: “3 horas da tarde”.