Seguidores

quarta-feira, 31 de julho de 2013

O papel do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)


O papel do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

  Maria de Jesus Lima Rodrigues


Figura - 1. Bingo do alfabeto. SRM. ETI. Daniel Batista


O professor do AEE atual, não ensina   aos alunos com deficiência os conteúdos escolares, sua função é, observar a realidade do aluno, identificar problemas e criar possibilidades adequadas à superação das barreiras que impede-o, de se desenvolver plenamente na escola e fora dela. Articular parcerias com outros profissionais de áreas afins; elaborar plano de ação de AEE, propor serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento. Também é seu papel, produzir  materiais de apoio ao processo de ensino aprendizagem, tais como: transcrever, adaptar, confeccionar, ampliar, gravar, de acordo com as necessidades dos alunos. Acompanhar o uso dos materiais na sala de aula do ensino regular  verificar a funcionalidade e  aplicabilidade, os efeitos, possibilidades, limites, e distorções do uso na sala de aula, na escola e na casa do aluno. Orientar professores do ensino regular e familiares do aluno  à utilizar materiais e recursos.  Promover formação continuada, para os professores do ensino comum e para a comunidade escolar em geral.
Na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)  o professor de AEE oferece Tecnologia Assistiva (TA). Adéqua,  e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos,  e ministra o ensino de: Sistema Braille na máquina de escrever, Informática acessível, Treinamento de recurso óptico, Comunicação alternativa, Língua Portuguesa escrita para pessoas com surdez.
O estudo de caso é fundamental para o desenvolvimento do trabalho do professor do AEE. O professor do AEE inicia este trabalho pela proposição do caso. Onde se faz uma pesquisa tendo como principal objetivo orientar-se para melhor atender o aluno. Primeiramente faz-se a coleta de dados sobre o aluno: idade, série, escolaridade, tipo de deficiência. A partir daí, inicia-se a coleta de dados sobre o gosto e preferencias do aluno e como ele se comporta no ambiente escolar. Na próxima etapa, coleta-se informações sobre a escola e a família do aluno. O professor do AEE deverá conhecer e descrever o contexto educacional ao qual o aluno esta inserido, dificuldades habilidades, para só então dar início ao Estudo de caso.

O Estudo de casa é dividido em 4 etapas: Proposição do caso; Análise e classificação do problema; Estudo e identificação do problema; Solução do problema. Depois de toda esta pesquisa o professor do AEE tem preparo para contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno atendido na SRM, e propor ações em parceria com o professor de sala de aula. Plano bem elaborado e acompanhado, periodicamente para averiguação dos resultados alcançados, e adequações necessárias, certamente contribuirá para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno.

9 comentários:

  1. Colega Maria de Jesus sabemos da importância do professor de AEE no desenvolvimento pleno do aluno, quando você diz em seu texto que este professor não ensina conteúdos trabalhados em sala de aula eu não concordo, pois no Marcos Político-Legais da Educação Especial, no capítulo VI, 3º paragrafo diz que "Dentre as atividades do AEE são disponibilizados programas de enriquecimento curricular", isto ao meu ver seria uma forma de adaptação nos materiais pedagógicos para que este aluno possa compreender melhor os conteúdos trabalhados em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Sandra os conteúdos devem ser adaptados e de forma diferenciada adaptar aos alunos de forma que ele consiga fazer as atividades.

      Excluir
  2. Certo Sandra,
    O que eu estava querendo enfatizar era o foco principal do professor da Sala de Recursos Multifuncionais. Mas, certamente quando realizamos todo o trabalho, e atividades acima mencionadas, também estamos ensinando. Se você entendeu desta forma é porque está mau redigido. Vou analisar melhor o texto e depois comento.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Maria de Jesus o seu texto está riquissímo de informações e acredito que iremos aprender bastante com suas reflexões principalmaente quando você fala da confecção dos recursos pedagógicos, das capacitações aos demais professores e a relação com a família muito importante neste processo, não esquecendo o quanto é importante o plano do AEE e a valição indivudal do aluno que dar ao professor do AEE a capacidade de trabalho; outro ponto é o uso das tecnologias assistivas os aluno se identificam bastante sem falar que é um universo riquissímo.
    Com muito estudo, trabalho, dedicação e apoio familiar e de toda equipe tenho certeza que poderemos fazer um trabalho de qualidade para estes nossos alunos.

    ResponderExcluir
  5. Dário Dutra,

    Fiquei muito feliz ao saber que o meu blog está entre os melhores blogs do Brasil, selecionado pela Veja Blog.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Valeu Maria de Jesus gostei muitissimo de seu trabalho com o AEE e na SRM , percebe-se o seu comprometimento com os alunos especiais. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu texto detalhado e ilustrado com relação ao papel do professor AEE.

    ResponderExcluir