quarta-feira, 31 de julho de 2013

O papel do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)


O papel do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

  Maria de Jesus Lima Rodrigues


Figura - 1. Bingo do alfabeto. SRM. ETI. Daniel Batista


O professor do AEE atual, não ensina   aos alunos com deficiência os conteúdos escolares, sua função é, observar a realidade do aluno, identificar problemas e criar possibilidades adequadas à superação das barreiras que impede-o, de se desenvolver plenamente na escola e fora dela. Articular parcerias com outros profissionais de áreas afins; elaborar plano de ação de AEE, propor serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento. Também é seu papel, produzir  materiais de apoio ao processo de ensino aprendizagem, tais como: transcrever, adaptar, confeccionar, ampliar, gravar, de acordo com as necessidades dos alunos. Acompanhar o uso dos materiais na sala de aula do ensino regular  verificar a funcionalidade e  aplicabilidade, os efeitos, possibilidades, limites, e distorções do uso na sala de aula, na escola e na casa do aluno. Orientar professores do ensino regular e familiares do aluno  à utilizar materiais e recursos.  Promover formação continuada, para os professores do ensino comum e para a comunidade escolar em geral.
Na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)  o professor de AEE oferece Tecnologia Assistiva (TA). Adéqua,  e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos,  e ministra o ensino de: Sistema Braille na máquina de escrever, Informática acessível, Treinamento de recurso óptico, Comunicação alternativa, Língua Portuguesa escrita para pessoas com surdez.
O estudo de caso é fundamental para o desenvolvimento do trabalho do professor do AEE. O professor do AEE inicia este trabalho pela proposição do caso. Onde se faz uma pesquisa tendo como principal objetivo orientar-se para melhor atender o aluno. Primeiramente faz-se a coleta de dados sobre o aluno: idade, série, escolaridade, tipo de deficiência. A partir daí, inicia-se a coleta de dados sobre o gosto e preferencias do aluno e como ele se comporta no ambiente escolar. Na próxima etapa, coleta-se informações sobre a escola e a família do aluno. O professor do AEE deverá conhecer e descrever o contexto educacional ao qual o aluno esta inserido, dificuldades habilidades, para só então dar início ao Estudo de caso.

O Estudo de casa é dividido em 4 etapas: Proposição do caso; Análise e classificação do problema; Estudo e identificação do problema; Solução do problema. Depois de toda esta pesquisa o professor do AEE tem preparo para contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno atendido na SRM, e propor ações em parceria com o professor de sala de aula. Plano bem elaborado e acompanhado, periodicamente para averiguação dos resultados alcançados, e adequações necessárias, certamente contribuirá para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno.