quarta-feira, 22 de maio de 2013

Educação a Distância: conquistas e dificuldades

Reflexões
Educação a Distância: conquistas e dificuldades

Maria de Jesus Lima Rodrigues
Palmas, 24 de abril de 2013.

         A Educação a Distancia (EAD), já vem sendo utilizada no Brasil a um bom tempo em projetos educacionais do governo brasileiro,  A exemplo citamos o Projeto Minerva, desenvolvido pelo serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação (MEC), iniciado em setembro de 1970. A EAD a qual nos referimos neste texto é uma nova proposta de ensino aprendizagem, a educação on-line. Que a nosso ver é uma conquista acompanhada de algumas dificuldades.
         EAD  acontece em tempo real ou semipresencial (parte presencial e parte virtual). Segundo José Manuel Moron, “Educação on-line pode ser definida como o conjunto de ações de ensino-aprendizagem que são desenvolvidas através de meios telemáticos, como a Internet, a videoconferência e a teleconferência” (MORAN, 2003)
         De acordo com a enciclopédia livre, citamos abaixo o significado do verbete online, "Estar online" ou "estar em linha" significa "estar disponível ao vivo". No contexto de um web site, significa estar disponível para acesso imediato a uma página de Internet, em tempo real. (...) (Wikipédia, 2013)
Esta modalidade de ensino oportunizado e facilita para educando e educadores a ampliarem seus conhecimentos, devido à facilidade e flexibilidade que a modalidade viabiliza, possibilidade do aluno gerenciar o processo de ensino aprendizagem administrando seu próprio tempo. O fato dos conteúdos estarem sempre online a disposição do aluno para retomar quantas vezes for necessário é uma grande vantagem.
O desafio para muitos é se atualizar na mesma velocidade que as tecnologias e o mundo do conhecimento vêm se transformando. A todo o momento temos que aprender a lidar com uma nova mídia e com novos conhecimentos. Sem falar no preconceito dos desenformados ”ou  resistentes a mudanças” que falam de EAD como sinônimo de baixo nível de qualidade.
A Educação a Distância vem qualificando e transformando a vida dos profissionais da educação e modificado o seu fazer pedagógico. Portanto, devemos utilizar os meios de interação que os cursos EAD nos oferecem e aproveitar bem o potencial que a nova forma de educação nos oferta.
Bibliografia
Wikipédia, a enciclopédia livre, http://pt.wikipedia.org/wiki/Online. Acessado em 23, de abril de 2013.

MORAN, José Manuel. Construções para uma pedagogia da educação on-line. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm. Acessado em: 24 de Abril de 2013.