quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Integração das Mídias ao Processo de Alfabetização e Letramento: Plano de aula

Palmas, 05 de setembro de 2011

Integração das Mídias ao Processo de Alfabetização e Letramento: 
Plano de aula

Hora da leitura! Leitura e comentário no blog da professora
Autora: Maria de Jesus Lima Rodrigues
Estrutura do currículo: Língua portuguesa
Nível de ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componentes do currículo: Alfabetização e letramento
Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com essa aula
ü        Ler, interpretar, escrever, produzir um final de história;
ü        Digitar;
  •   Postar um comentário no blog.
 Duração da atividade 
  • Aproximadamente 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pela professora com os alunos 
  • Para o sucesso desta produção e  interpretação é indispensável que, antes dos alunos iniciarem a leitura e produção, tenham a oportunidade de ler e ou vir outras histórias de fadas e bruxas para aprender sobre elas.
Estratégias e recursos da aula 
  • Utilização do blog como ferramenta de ensino aprendizagem. Computador ligado a internet.
Atividade
Atividade postada no blog no domingo, 4 de setembro de 2011. Título: Integração das Mídias ao Processo de Alfabetização e Letramento: Ativ.:2 ou você também pode encontrar em Labels: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. Poema Era uma vez de, José de Nicola. Alfabetário. São Paulo, Moderna, 2002.



Avaliação 
  • Ação mediadora, acompanhando a dinâmica do seu processo de desenvolvimento. Organizar registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção

...............................................................................................

Jogo Educativo: Snake Classics
Autor: Maria de Jesus Lima Rodrigues
Estrutura do currículo: Matemática
Nível de ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componentes do currículo: Alfabetização Matemática
Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com essa aula
Noções de grandeza e posição:
Estabelecer relações espaciais identificando a localização de elementos em relação a um ou mais referenciais;
Desenvolver o raciocínio lógico.
Duração da atividade
 Aproximadamente 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pela professora com os alunos
 Desenvolver a noção de longe e perto, em cima e embaixo, direita e esquerda, frente e atrás, dentro e fora.
Estratégias e recursos da aula
 Aprender brincando jogando no computador ligado a internet. 
Link 
Aaqui no bloga no título: Jogos educativos você encontra o link do Snake Classics.http://www.novelgames.com/flashgames/game.php?id=209
Avaliação
 Ação mediadora, acompanhando a dinâmica do seu processo de desenvolvimento. Organizar registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção