Wikipedia

Resultados da pesquisa

sábado, 20 de novembro de 2010

Sugestão de aula. Alfabetização e Linguagem: produção de texto

Tirinha retirada do site: . Maurício de Sousa

Atividade de leitura e produção de texto

  • Observe com atenção a historia em quadrinhos.
  • Observe cuidadosamente o primeiro quadro e as explicações dadas para os traços do desenho.

a) O que indicam as expressões dos rostos da Mônica e do Cebolinha?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------

b) Por que o Cebolinha está alegre?

---------------------------------------------------------------------------------------------

c) O que indicam a expressão, e gesto da Mônica?

---------------------------------------------------------------------------------------------

d) Escreva o que leu no primeiro e no último quadrinho.

  • ---------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------

  • ---------------------------------------------------------------------------------------

  • ---------------------------------------------------------------------------------------
Orientações pedagógicas
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

PRODUÇÃO DE TEXTO

As especificidades da história em quadrinhos:

A conjunção entre imagem e texto verbal

Plano de Aula

Objetivo a ser alcançado

  • Identificar os elementos constitutivos da história em quadrinhos.

Observação:

Atividade de leitura e produção de texto, foi planejada com fins pedagógicos para a turma do segundo ano das séries iniciais. Retiramos a tirinha do site da Mônica de Maurício de Sousa.

INTRODUÇÃO:

DIALOGANDO COM A TURMA

a) O que você sabe sobre estes personagens?

b) Que lugar acontece essa história?

c) Localize o nome do autor.

d) Observe as molduras dos quadros e, principalmente, a falta da moldura da penúltima sena.

e) Fazer observação sobre a fala do Cebolinha (troca do R/L).

f) Observe cuidadosamente o primeiro quadro e as explicações dadas para os traços do desenho.